sexta-feira, 9 de abril de 2010

Lançamento do Selo UNICEF Município Aprovado



Na noite do dia 09 de abril de 2010, aconteceu o Lançamento do Selo UNICEF Município Aprovado. A solenidade foi realizada no Centro de Referência em Assistência Social - CRAS e contou com a presença do Conselho Tutelar e demais autoridades do município.

Na oportunidade foi explanada a importância de todos os agentes desenvolverem seus trabalhos e efetivarem as práticas visando a garantia de direitos de Crianças e Adolescentes para que em 2012 o nosso município seja Certificado pelo UNICEF e receba o Selo UNICEF, garantindo assim um melhor Indice de Desenvolvimento Humano - IDH.





A existência de um município solidário e estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação
.

Para o UNICEF, uma das tarefas mais importantes da Humanidade deve ser a de assegurar à crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esta busca consiste na criação de um modelo de município, disposto a colocar em prática um conjunto de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e a construção dos direitos de cidadania de crianças e adolescentes. Diversas iniciativas têm sido lançadas neste sentido e o mais recente exemplo é o Selo UNICEF - Município Aprovado.

O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de Crianças e Adolescentes.


O que o UNICEF procura é estimular e premiar com esta outorga, é a prioridade de respeitar os direitos das crianças e adolescentes, dando-lhes acesso à educação de qualidade, à saúde e ao lazer. O Selo UNICEF - Município Aprovado portanto, é um compromisso com a construção da cidadania.


Os objetivos desse projeto do UNICEF invocam a participação de toda a sociedade no sentido de:



  • Impulsionar a implementação e a consolidação das metas e mecanismos implícitos no Estatuto da Criança e do Adolescente através de uma estratégia de mobilização social dirigida aos municípios;

  • Fomentar e fortalecer uma prática de monitoramento da situação das crianças e dos adolescentes nos níveis municipal e estadual.

Fonte: http://www.selounicef.org.br/_selounicef.php?op=1&k=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário