No último dia 27 de fevereiro, o Conselho Tutelar esteve presente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martim Lutero, palestrando e conversando com os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental sobre DIREITOS, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e seus DEVERES na escola, na família e na sociedade em geral.
O encontro alcançou uma média de 100 alunos que participaram das aulas no sábado letivo. O trabalho de orientação prestado pelo Conselho Tutelar, serviu para reforçar o projeto já desenvolvido pela escola de trabalhar os Direitos e Deveres de crianças e adolescentes dentro da escola, proporcionando aos educandos, de uma forma dinâmica e descontraída, o acesso às informações necessárias no que tange o conhecimento de seus direitos.
Dentre os diversos temas abordados pelos alunos, o mais questionado foi sobre o que fazer nos casos de espancamento, pois segundo relatos dos alunos, existem muitos vizinhos que batem em seus filhos sem limites.
Nesses casos, se uma criança presencia tal cena, um adulto deve ser chamado para que ELE possa tomar as providências necessárias, de imediato, acionar a Polícia Militar e o Serviço de Enfrentamento à Violência (SEVAESCA), que farão o primeiro contado e darão os encaminhamentos necessários.
A escola continuará com esse trabalho de divulgação do Estatudo da Criança e do Adolescente ao longo do ano, dando oportunidade e abertura para que os alunos desenvolvam o senso crítico e sejam cidadão que lutarão por seus direitos.
O Conselho Tutelar está de portas abertas para acolher todas as denúncias de violação de direitos de crianças e adolescente pelo fone 3322-2269 ou na Rua Josias Antônio da Silva, nº 769 - Jardim América.
Para maiores informações acesso o link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário